14 julho, 2011

13 De Julho - Dia Mundial Do Rock


Chuck Berry, Little Richard, The Beatles, Elvis Presley, Cazuza. Hoje resta a mistura de críticas, divergências, rótulos, desconhecimento. E em meio a isso tudo, os verdadeiros amantes do rock'n'roll não deixam de admirar e sentir gratificação por saberem seu real valor, seu ponto de vista, suas raízes. Um dia, determinado com o objetivo de diminuir a fome na África, que ainda tem seu significado, deixando reflexões sobre esse gênero musical, sobre as revoluções que ocorrerem após grandes sucessos antigos. Nasceram fãs, admiradores, fanáticos pela sensação que a música traz, os sentimentos que misturam-se de acordo com o som. Rock vai além da música. É alma. É estilo de vida. É cultura.

É emprego. É exemplo. É trilha sonora. Junto com a admiração vem a Compreensão, junto com a falta de informação dos que criticam, vem a incompreensão. Significa guerra e paz. Amor e ódio. Contradições andando de mãos dadas e demonstrando o poder que a música exerce. Poesia, gritaria. Todos os que acompanharam a trajetória do rock possuem a noção de que as letras eram valiosas, as sensações eram diferentes, o sentimento. O dia mundial do Rock, repleto de saudade dos que se foram, mas que até o dia em que o rock “sobreviver” estão presentes, estão vivos e contando histórias, estão no som, estão na música, na admiração.



Mas porque 13 de julho? Foi no dia 13 de julho de 1985 que um cara chamado Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats, organizou aquele que foi sem dúvida o maior show de rock da Terra, o Live Aid - uma perfeita combinação de artistas lendários da história da pop music e do rock mundial.

por:Juliana França

Nenhum comentário: