28 abril, 2016

Hit Parade IV Pop Sandwich (1982)







Hit Parade IV Pop Sandwich                                                
Label: EMI ‎– 06478125                
Format: Vinyl, LP, Compilation            
Country:
Brazil                                       
Released: 1982                                   
Genre: Rock, Pop
Style: Pop Rock
 
Tracklist:

01 - Physical - Olivia Newton-John
02 - First True Love Affair - Jimmy Ross
03 - Spirits In The Material World - The Police
04 - Turn Your Love Around - George Benson
05 - Centerfold - J. Geils Band
06 - Let's Groove - Earth, Wind & Fire
07 - Trouble - Lindsey Buckingham
08 - Pop Goes The Movies - Meco
09 - Genius Of Love - Tom Tom Club
10 - Endless Love - Diana Ross
11 - Tonight I'm Yours (Don't Hurt Me) - Rod Stewart
12 - Tainted Love - Soft Cell
13 - Mama Used To Say - Junior
14 - Beware - Barry White




Era início dos anos 80, após serem lançadas aquelas coletâneas maravilhosas da extinta rádio Excelsior Fm (Excelsior ''A Máquina do Som'', lembram?) aproveitando o ''boom'' da ''Era Disco''. Acontece o lançamento de uma coletânea inesquecível em 1981: ''Hit Parade''.

 Contendo músicas sensacionais de grandes artistas da época. Somente as Tops de linha, numa mistura de Pop, Rock, Disco Music, Funk Disco, etc. Uma deliciosa ''salada musical''...então, ''som na caixa'', DJ!!!...rs...vamos relembrar!
 
Hit Parade - Vol. 04(1982) - EMI
Destaques:
Physical - Olivia Newton John: Primeiro single do álbum homônimo de 1981. Essa cantora inglesa, criada na Austrália, além de linda, tinha (e tem) uma voz doce e marcante. Essa song simplesmente atingiu o primeiro lugar na parada norte-americana Billboard Hot 100, permanecendo por 10 semanas. O clipe da canção causou polêmica por mostrar homens semi-nus, numa época em que os EUA eram bastante conservadores. A música é sensacional, marcou o ano de 81 tanto nas discotecas, quanto nas academias (febre naquele momento).
First true love affair - Jimmy Ross: One Hit Wonder presente neste disco. Essa música é fantástica, dançante e contagiante. No Rio ganhou na época o apelido de ''mêlo do tapa na bundinha''... faz parte do Pós-Disco (termo criado pelo DJ Marcos Vicente para as músicas que lembravam a sonoridade Disco no começo dos anos 80).
Spirits in The Material World - The Police: Letra de protesto do The Police, muito bacana. Dizia que não havia solução política para os problemas do mundo, evolução e fé na constituição. Não haviam revoluções senão fossem sangrentas e éramos como espíritos num mundo material. Jóia!!!
Centerfold - J. Geils Band: Clássica dos 80, esse conjunto era muito bom. Essa música animada, empolgante e que contagia pelo som, é cara de um final de semana, a pessoa ansiosa em rever os amigos, louca pra dançar ,se divertir e se preparando pra balada, de preferência, a Autobahn, é claro!!! O clipe também fez muito sucesso.
Let´s Groove Tonight - Earth Wind and Fire: Olha a Pós-Disco aí de novo. ''Vamos arrasar essa noite" caramba! Lembra as festas de sábado na Boite (Iate Club)Saveiro! Conjunto de muito sucesso nos anos 70 e comecinho dos 80. Maravilha de música, gostosa e ótima pra ''rachar aquele assoalho da pista''!... Woohoo!!!
Genius Of Love - Tom Tom Club: Essa dispensa comentários! O clip dela é simplesmente sensacional. 
Tainted Love - Soft Cell: Olha um outro hit da pista aí genteee!... A galera bate palma, pula, agita, grita e vai à loucura. Esse duo é demais, considerada uma das melhores bandas dos anos 80, além deste sucesso teve outra que é Top da noite : ''Torch''. Outros sucessos indispensáveis dessa maravilhosa banda: What, Loving You Hating Me, Bedsitter, Where the Heart Is, entre outros singles que lideraram os tops de todo o mundo. O vocalista Marc Almond foi considerado uma das vozes mais marcantes dos anos 80, junto com Freddie Mercury (Queen) e outras ''feras''.
Mamma Used To Say - Junior: Sensacional essa canção. Faz parte também da ''Old School'' velha guarda do Funk Disco, e pouco conhecida dos oitentistas. Mistura guitarra, piano e uns ''tins-tins'' fazendo alusão ao som das batidas de taças de champagne.
Hit Parade - Vol. 05 - Ariola
Destaques:
Planet Rock - Soul Sonic Force:
Sonzaço!!!...isso que é funk (só pra lembrar...é aquele funk norte-americano legítimo) e não esses de hoje em dia. Salve Afrika Bambaataa! Outra época, sem dúvida!!! Considerada a música que deu início ao Break e ao Freestyle, por ser a primeira a misturar a música européia do Kraftwerk com a música negra norte-americana, inteiramente montada sobre samples do Kraftwerk, os pais da música dos anos 80!
Gloria - Laura Branigan: Música maravilhosa, ótima cantora (que voz!!!). Sucessão deste ano, lhe rendeu até o Grammy. Fez parte do filme ''Flashdance'' e participou de um episódio do seriado ''Chips'' na qual interpretou esta música, isso em 20/02/1983 (video no youtube). É pra dançar sem parar, tem um energia incrível. Na lista de 82... Saudades!
Blue Eyes - Elton John: Linda letra e beautiful song. Cairia bem numa sessão de lentas... marcou muito, ficando entre as 100 mais executadas do ano pela billboard. Só podia ser do Sir. Elton John, que atravessou três gerações e continua a fazer sucesso. Um gênio!!!
 
Abracadabra - Steve Miller Band: Presente no topo das paradas também. Às vezes toca na Autobahn, bem legal essa música. O cara fica louco após a mulher lhe jogar um ''feitiço'', ou seja uma magia acontece. Aí ele fica louco por ela, querendo abraçá-lá, beijá-la e ficar ao seu lado de qualquer jeito.
Hard To Say Im Sorry - Chicago: Belíssima canção desse conjunto marcante dos anos 70 e 80. Interpretação arrasadora de Peter Cetera. Embalou vários romances naquela época. Nota 10!!!
Just In Ilusion - Imagination: Banda da Disco Music de muito sucesso nas discotecas. Música com um balanço sensacional.
 
Hit Parade - Vol. 06 - Atlas
Destaques:
 
Este é o sexto volume destas coletâneas dos anos 80, e é um dos meus preferidos, pois a seleção que separaram prá esta edição, é muito legal, emocionante, e uma das mais marcantes da época.
Tinha algumas músicas lentas prá gente dançar nos bailinhos de garagem, assim como sucessos que tocavam o tempo todo nas rádios, e algumas até em novelas.
Faixa - a - Faixa:
 
Jon & Vangelis - Deborah: Esta é a primeira música lenta do álbum, e ótima prá dançar juntinho. A letra é até um pouco triste, mas a música é bem bonita.
 
Naked Eyes - Always Something There To Remind Me: Música obrigatória na festa de anos 80. Quem vê a cara deste vocalista, não imagina o poder da sua voz. Acho esta música maravilhosa.
Aretha Franklin - Get It Right: Esta é uma grande cantora da disco, Aretha começou nos anos 70, e sua música não para de fazer sucesso. Muito bom!
Thompson Twins - Love On Side: O Thompson Twins também foi uma banda maravilhosa da época! Há outras músicas mais conhecidas deles que a gente sempre pode ouvir nas rádios é Hold Me Now. Infelizmente, este som não tocou muito na época, mas é bem legal!
Thomas Dolby - She Blinded Me With Science: Quem conhece este som e não sai dançando quando escuta? Acho que este dispensa qualquer comentário. Um dos maiores nomes dos anos 80, entrou para a história com essa música.
America - The Border: O América é uma banda britânica que começou nos anos 70, muito conhecida como Folk Rock. Seu álbum mais recente é de 2007. Banda e som muito clássico!
 New Edition - Candy:  Esta música também era prá dançar muito, e a voz da galera do New Edition – voz de criança – fazia a música ficar muito legal e até engraçada!
Elton John - I Guess That's Why They Call It The Blues: Esta é uma clássica e linda do Elton, e não dava prá não dançar de rostinho colado com aquele menino (a) que você estava "de olho" na escola! Detalhe para o piano muuuuiiiitoooo bem tocado pelo Elton John! Maravilhosa!
Diana Ross - Pieces Of Ice: Ela á uma das musas da Disco, e sua voz tem uma qualidade sensacional. Esta música prova como ela conseguiu se adaptar aos anos 80 muito bem!
Robin Gibb - Juliet: Som da carreira solo do vocalista dos Bee Gees, que também dispensa apresentações. Só por causa desta voz dele muito peculiar, a música já garantia o seu sucesso.
Spider Murphy Gang - Ich Schau' Dich An: É uma pena que não temos muitos sucessos desta banda. A música é muito legal, e foi uma das primeiras músicas cantadas 100% em Alemão, que teve muito sucesso nos anos 80, tocando muito nas rádios, e chegou a fazer parte até de trilha de novela!
 
Marco Paulo Vieira & Paully